CHEFIAS DO HGP ESTÃO ILEGAIS AFIRMA CRM TOCANTINS

Após meses ocupando irregularmente cargos de chefia, coordenação, supervisão e responsabilidade, pessoas que não poderiam ocupar estes cargos, e até desafiando as normas federais “CFM” e desrespeitando o CRM-TO, Direção do HGP (hospital Geral de Palmas) foi notificada dia 23/08/2024, para fazer novas eleições dos cargos de chefia e em 90 dias prazo máximo os novos chefes de especialidades devem estar empossados , sendo que em 84 dias no máximo a partir de hoje ja deve ter concluído as eleições e dado posse aos novos chefes de especialidade.

Esta ilegalidade persiste desde os antigos conselheiros do CRM-TO, que permitiram esta ilegalidade, sendo sanada somente agora com a mudança de gestão do CRM-TO que foi eleita no final de 2023 e que desde sua posse o final do ano passado e após tomarem conhecimento das normas e procedimentos legais, os novos conselheiros estão fazendo um processo de correção em todas as irregularidades que vão encontrando.

Desde o dia 03/06/2024 o CRM-TO notificou a direção do HGP para o cumprimento das normas do CFM e o regimento interno, mas a direção do HGP, principalmente o Dr. Walter Bibiano, desafiou a notificação do CRM-TO, não cumprindo as normas e mantendo em cargos de chefia pessoas que não podiam ocupar estes cargos, inclusive fazendo nova eleição excluindo uma das especialidades (clinica médica) da eleição para manter o seu escolhido. Novamente no dia 28/06/24 o CRM-TO oficializou a direção do HGP determinando que cumprisse as normas. Mais uma vez o Diretor do HGP Walter Bibiano, peitou o CRM-TO descumpriu a determinação e dobrou a aposta de que iria passar por cima da determinação do CRM-TO.

Por ter descumprido as normas Federais, resoluções do CFM, regimento interno e a determinação do CRM-TO, o Dr. Walter Bibiano foi denunciado eticamente ao CRM-TO e solicitado que fosse encaminhada a denuncia até ao CFM, para abertura de processo ético profissional, que esta em andamento. por fim em decisão definitiva da Diretoria do Conselho Regional de Medicina do Tocantins, através do Ofício N°. SEI-970/2024/CRM-TO/PRESI/GABIN, o Diretor Técnico do HGP Dr. Walter Bibiano e o Diretor Clinico, Dr. Renato Castro Reis, foram notificados e em 84 dias prazo máximo a partir de hoje todas as irregularidades deveram estar sanadas. A eleição dos novos chefes devidamente eleitos devem ocorrer  o mais breve possível até porque conforme determinação anterior os mandatos das chefias das especialidades começam em 01 de outubro de 2024, então antes desse prazo já deverá ter sido realizada as eleições para chefia, pois legalmente e o resultado da eleição publicado antes de 01 de outubro de 2024.

Portanto até o final de setembro de 2024 a direção do HGP terá que publicar o resultado das eleições dos cargos de chefia e dar posse aos novos chefes de especialidade. Quanto as ilegalidades cometidas estas serão julgadas pelo CRM-TO e CFM.

Abaixo decisão do CRM-TO.

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply