10 MILHÕES DE DESEMPREGADOS

Este é o valor que quase chegou até a data de hoje e que deve fechar este mês de maio de 2023 se o desemprego continuar subindo como subiu os primeiros 4 meses deste ano, no início do governo Lula. Pelos cálculos estimados abril fechou com mais de 9% de desempregados e mais de 9 milhões e setecentos mil desempregados com base nos dados estimados até o momento.

O ano de 2022 fechou com o menor desemprego dos últimos 8 anos sendo com o último trimestre fechando com 7,9% em dezembro de 2022, conforme dados do IBGE, e desde janeiro de 2023 o desemprego foi de 7,9% até 8,4% em janeiro de 2023, 8,6% em fevereiro, 8,8% em março. Em abril de 2023 estima que tenha fechado o mês com 9,15% de desemprego colocando assim mais de 9,7 milhões de pessoas desempregadas e iniciando maio o mês do trabalhador com mais demissões indicando que ao seguir o ritmo de crescimento do desemprego terminará maio com mais de 10 milhões de desempregados, mesmo com o fim da pandemia que deveria aquecer o mercado.

Somado a estes péssimos dados tem o fato de que mais de 1,4 milhões de pessoas foram tiradas do Bolsa Família no governo Lula, o que diminui o poder de compra da população em geral fazendo com que a economia fique mais fraca, favorecendo a novas demissões, sem contar o aumento de impostos sobre os bens e consumo e serviços, que favorecem ainda mais a onda de demisões.

Se não houver um plano de governo realmente eficaz e realista, no ano de 2023 que traga os empresários a acreditarem de novo no Brasil, este ano de 2023 além de poder terminar em recessão, poderá ter queda no PIB e poderemos chegar até cerca de quase 12 milhões de desempregados se mantiver este aumento nas demissões. Se isso ocorrer poderá não ter recursos para cobrir o orçamento, nem mesmo para manter o Bolsa Família.

 

https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php

 

 

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply