Após cobrança por transparência nas pesquisas, farmacêuticas decidem divulgar planos da vacina COVID, sendo uma delas a ASTRAZENECA. O debate político sobre a vacina criou um receio em especialistas que a polarização política possa contaminar os resultados dos estudos de desenvolvimento da vacina COVID.
A busca por acelerar a criação da vacina pode ter comprometido a eficácia e a segurança da vacina.
Pesquisadores temem que vieses políticos e ideológicos possam adulterar o resultado dos estudos sobre uso da vacina, como por exemplo ocorreu com estudos de medicamentos que estavam em análise de sua eficácia contra o COVID como a cloroquina e ivermectina, tendo como resultado, sérios prejuízos na discussão do tratamento.
As questões econômicas influenciam muito o desenvolvimento destas vacinas, causando assim pressão econômica sobre o desenvolvimento. Outro problema é a pressão política, tendo em conta que quem mais rápido criar ou tiver a vacina, conseguirá angariar votos, e fatores como estes, forçam aos grupos farmacêuticos a pular etapas do desenvolvimento para ganhar tempo e isso compromete a qualidade e eficácia.
Leave a Reply