
Desde 2016 já haviam publicações com estudos de um medicamento que a anos é usado como antiparasitário de amplo espectro, que tinha ação antiviral contra alguns coronavírus, em especifico neste estudo se avaliava o coronavírus da síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) que é uma doença viral emergente de preocupação global. Mais de três anos após a primeira descoberta do MERS-CoV em 2012.
Este antiparasitário de amplo espectro de ação, principalmente em infecções por protozoários, ele também é utilizado em infecção intestinais por rotavírus. Partindo do tratamento de infecções intestinais de origem viral, se descobriu que a A nitazoxanida é um agente antiviral de amplo espectro em desenvolvimento para o tratamento da gripe e outras infecções respiratórias virais .
O metabólito ativo circulante da nitazoxanida é a tizoxanida que inibe a replicação de uma ampla gama de cepas de influenza A e B, incluindo os subtipos de influenza A H1N1 , H3N2 , H3N2v, H3N8 , H5N9, H7N1 e cepas resistentes a oseltamivir e amantadina. ademas de inibir o vírus influenza, a tizoxanida inibe a replicação de uma ampla variedade de outros vírus RNA e DNA em ensaios de cultura celular , incluindo vírus sincicial respiratório , parainfluenza , coronavírus, rotavírus , norovírus, hepatite B, hepatite C, dengue , febre amarela, encefalite japonesa vírus e vírus da imunodeficiência humana [2].
Apesar de não ser o tratamento especifico para o coronavírus, a nitazoxanida demonstrou em vários casos uma boa efetividade como terapia coadjuvante, diminuindo a agressividade da infecção em vários pacientes, e como uma alternativa, até que se produza medicamentos específicos, ou vacinas, para este vírus.
Enquanto aguardamos uma medicação específica para o tratamento do coronavírus, esta pode ser uma alternativa barata e de fácil acesso, como medida terapêutica coadjuvante aos efeitos graves da infecção do coronavírus, que igual ao H1N1, produz afetações graves e de rápida evolução na dinâmica pulmonar e respiratória, necessitando de medidas urgentes.
No Brasil é vendido com o nome de Azox, Tanisea, trinida e outros.
Leave a Reply