Caso alguma das ações de cassação do mandato de Mauro Carlesse prospere nos próximos meses o Estado do Tocantins, poderá ter eleição para prefeito, vereador e governo do estado em um mesmo ano. Com proximidade do momento atual com as próximas eleições, o presidente da assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, poderá com base no princípio da economicidade e razoabilidade, solicitar ao TRE-TO que as eleições seja, feitas juntas desde que o período entre a cassação até a eleição sejam de até 3 meses, que é o período eleitoral regular, e o que enseja os ritos regulares eleitorais.
Normalmente após uma cassação com menos de 2 anos a eleição é por voto direto e deverá ser convocada para 40 dias, mas com base no princípio da economicidade e razoabilidade esta poderá se prolongar até os 90 dias do período eleitoral normal, para que não gere mais custos ao estado, e para não interferir na dinâmica eleitoral normal, além de não gerar custos ao estado e ao cidadão, pois muitas vezes este último se encontra a trabalho fora do estado de origem, e duas eleições gerariam um custo maior para exercer o seu direito de voto.
O tempo esta correndo, e os vários processos de cassação contra Mauro Carlesse ainda aguardam decisão judicial final; a sociedade aguarda uma resposta a estas demandas judiciais, e quer saber qual resposta o judiciário dará aos crimes eleitorais ocorridos. Tendo em vista ser considerado um dos estados onde o judiciário é mais corrompido no Brasil, o Tocantins teve uma grande parte de Desembargadores afastados por corrupção, sendo que somente em 2012 mais de 40% de seus desembargadores foram afastados pelo CNJ.
A corrupção só prospera onde haja uma justiça ou meios de fiscalização corrompidos (judiciário, Deputados e/ou Tribunal de Contas), a sociedade já esta cansada da desídia com que agem estes entes, muitas vezes propositais e por isso haverá uma manifestação no dia 15/03/2020, pois boa parte da população quer dar um basta nesta situação, e por isso o STF é uma das instituições que esta sendo tão atacada pelo povo, pois sua credibilidade perante a sociedade é muito baixa, conforme varias pesquisas divulgadas.
Talvez uma cassação e eleições ao executivo em um mesmo ano, façam florecer uma sociedade melhor, pois o povo Tocantinense já não aguenta mais tanta corrupção e tanto coluio para manter sempre os mesmos no poder.
Sou totalmente a favor de fazer uma só eleição e livrar nosso estado de tamanha corrupção e impunidade.
Sai um corrupto do governo o próximo também é…
Parece que a fila não termina.